Minha caixa do Gmail tem 2.068 emails não lidos e eu me sinto infoxicada

Minha caixa de entrada do Gmail tem 2.608 emails não lidos e, cada vez que eu olho pra eles me sinto profundamente incomodada. As mensagem pessoais e importantes estão lidas (eu acho!) e o que ficou para traz são notificações (que eu já devia ter desabilitado) e uma coleção de newsletters que eu assino. Eu assino muitas, várias: eu não consigo me livrar delas porque sempre que chegam, eu passo os olhos pelo assunto da mensagem e penso: nossa, que legal, vou ler depois.

Mas o depois não chega: nem hoje, nem amanhã. São 2.610 vezes que eu deixei pra depois: 2.612 vezes que eu achei que tinha que ler a mensagem para saber a melhor forma de fazer um gráfico, para não esquecer da última chamada para um curso online interessantíssississimo que eu adoraria fazer mas que não vou nem me inscrever e, mesmo se o fizesse, não o seguiria (sim, já fiz isso antes, shame on me).

Na minha lista de 2.615 coisas, estão centenas de mensagens de grupos sociais de pessoas com quem compartilho interesses e que eu deveria conhecer para ampliar meu circulo social nesta cidade que, hoje, soma um amigo. Tem, no meio de 2.616 mensagens não lidas, um spam que recebo de um site de perguntas e me oferece respostas para coisas do tipo: é socialmente aceito andar sem sutiã em Paris? Não sei, espero que sim, não li a resposta. Ta lá me esperando. Talvez depois. Estou sendo engolida pelas 2.619 mensagens por ler na minha caixa de entrada.

É uma ansiedade em ter que saber tudo sobre tudo que me devora. Um pânico de emburrecer caso eu não leia cada um dos 2.620 emails, que não ache tempo para ver as especificações técnicas das ultimas atualizações do PS4 que eu não planejo comprar e nem as dicas de compra de um site de coisas geek que eu até gostaria de ter, mas não sobra espaço pra tanta tralha.

Estou infoxicada, padecendo de infobesidade morbida e a beira de um colapso por excesso de informação. Aliás, diante do achado de tais termos, me perdi indo de um lado para o outro e, concluo esse devaneio com três navegadores abertos no meu pc, dois no mac do trabalho, umas 10 abas em cada um deles. Já não sei o que queria mesmo dizer porque me distrai com o Candy Crush do celular enquanto lia notícias na tablet. As 2.623 mensagens não lidas vão ficar pra amanhã. Ou depois.

1 comentário

Deixe um comentário

