7 provas de que todo o brasileiro é mal-educado. Você certamente já fez alguma dessas coisas

Eu também sou brasileira e, por isso, vou me incluir na lista de mal-educados antes que alguém ache que esse texto é assinado por mais um gringo cheio de frescura. Mas confesso que já vivi tempo o suficiente pelo mundo, em diferentes países e culturas, para me dar ao direito de fazer generalizações: o brasileiro é um povo mal-educado.

Antes de me acusar de facista, saiba que toda a regra tem exeções e nem todos os brasileiros fazem tudo isso ou se fazem, não é o tempo todo. Inclusive eu. Mas se um único ítem desses bastasse para comprovar a falta de educação, não sobraria viva alma no país sem uma parcela de culpa.

Essa é uma lista de hábitos tão arraigados na cultura nacional que, muitas vezes, o proprio brasileiro não se da conta que, para os outros, esses são, sim, sinais de falta de educação. E nem digo em relação a outras culturas. A vida no país seria muito melhor se todo mundo parasse de fazer essas coisinhas.

1 – Aparecer sem avisar

Nas estatísticas mundiais, brasileiro é o povo que mais passa tempo nas redes sociais e está sempre conectado. Menos na hora de agendar uma visita ele esquece das ferramentas e acha que aparecer de surpresa na casa de alguém é algo aceitável. Pior, acha que o anfitrião tem que se sentir privilegiado pela demonstração de afeto de quem “tava passando e resolveu entrar” e precisa parar tudo o que está fazendo ou o que planejou fazer só para receber quem chegou de surpresa. Nem que todos os planos se resumissem em ficar embaixo da coberta vendo TV. Eu sei que esse hábito já está caindo em desuso, mas ainda acontece.

2 – Chegar atrasado

Chegar atrasado, na maior parte do mundo, é algo mal visto e desrespeitoso, mas no Brasil, parece ser regra. Tem gente que se orgulha de não conseguir acompanhar os ponteiros do relógio e faz piada disso. “Ai, eu to sempre atrasada!” “Eu e o relógio não nos entendemos”. Não, não é assunto para piada: chegar atrasado é uma forma de dizer que o seu tempo é muito mais precioso do que o tempo da pessoa que está esperando e isso é, sim, falta de respeito. Imprevistos podem acontecer, claro, mas falta de planejamento não está entre as justificativas aceitáveis.

3 – Falar alto demais

Não entendo como o comércio de aparelhos de surdez não é líder no Brasil. O volume com que as pessoas conversam entre si é o bastante para que a maior parte da população seja diagnosticada com algum nivel de surdez. Em qualquer lugar em que dois brasileiros ou mais estiverem conversando, o mundo vai saber do que se trata, já que o botão de volume e o desconfiometro podem estar quebrados. O volume em qualquer praça de alimentação ou restaurante do país é ensurdecedor. E não venham botar culpa nas crianças: os adultos são bem mais barulhentos e mal educados que elas.

4 – Não saber aceitar um não

O Brasil é o país das desculpas esfarrapadas porque os brasileiros têm uma dificuldade ímpar em aceitar um não como resposta. Então, se convencionou vários “nãos” ditos de outra forma: vou ver se consigo passar lá; se eu resolver ir, te aviso; eu vou tentar; a gente se fala. Tudo isso significa que a pessao não vai aparecer, que não tem a menor intensão de ir a qualquer lugar, que deu o assunto por encerrado e que não vai ligar. Isso se soma a incrível necessidade em inventar desculpas e mentiras para cobrir: avós e tias são mortas com uma frequência alarmante, viroses e enxaquecas acometem um índice alaramentede brasileiros. Pneus furam como se fossem balões de ar. Não seia muito mais fácil simplesmente dizer não?

5 – “Piadas” preconceituosas

Brasileiro se acha alegre e engraçado. E, de fato, o é. Mas brasileiro também acha que viado é xingamento. Ri de diferenças raciais, genero, nacionalidades. Faz piada de loira, desmerecendo toda e qualquer mulher, independente da cor do cabelo. Brasileiro acha que é ok encarar uma travesti na rua só porque ela não se encaixa no que ele julga ser a norma. Brasileiro é racista, machista, preconceituoso, intolerante e acha que isso tudo é motivo para fazer piada. E ainda ri.

6 – Não respeitar o espaço público

No Brasil, se tem a errônea ideia de que o espaço público não é de niguém e não a visão de que, por ser público, é de todos. Então as pessoas jogam lixo no chão, largam bitucas de cigarro, fazem xixi, cospem e escarram por ai sem muita cerimônia. Pouca gente tem amor pelo espaço público e a maioria acha que zelar por ele é responsabilidade única do estado. Já vi muita gente pela Europa plantando flores em espaços públicos e varrendo as calçadas em torno de casa. Ninguém fica esperando pela prefeitura.

7 – Não respeitar o espaço privado

Respeito pelo outro é algo praticamente fora de questão no Brasil. Quando um brasileiro decide ouvir música, o quarteirão inteiro tem que aceitar o novo DJ. É no carro, é em casa, é na sacada do apartamento. Brasileiro joga no celular com os efeitos sonoros habilitados. Assiste videos no ônibus e mostra pro vizinho sem fone de ouvido. Brasileiro tem uma tolerância a niveis de ruido elevados e perpetua o desrespeito. Brasileiro mora em apartementos em que o isolamento acústico é uma piada e, sem cerimônia, compra uma motoquinha plástica para os filhos e anda de salto em casa, sem pensar no vizinho, mas reclama de quem faz o mesmo. Brasileiro aluga casa no litoral e faz festa sete dias por semana sem pensar que, naquele bairro de férias, moram pessoas que trabalham em seguem vivendo.  Um esforço coletivo pelo bem estar alheio traria benefícios para todo mundo.

Faltou algum item na lista? Discorda de algum? É só escrever ai nos comentários! 

2 comentários

Deixe um comentário